Legislativo Machadense é homenageado no 2º Torneio Regional de Karatê

por Rogerio Mattive publicado 27/04/2024 19h40, última modificação 27/04/2024 19h40

Neste sábado (27), a Câmara Municipal de Álvares Machado foi homenageada durante o 2º Torneio Regional de Karatê Wadô-Ryu, em Alfredo Marcondes. Com a presença de caratecas machadenses, a competição reuniu cerca de 200 atletas de 12 cidades da região do Oeste Paulista.

O certame marcou o encerramento do exame de faixas, que foi realizado ao longo da semana. Desta forma, os graduados já disputaram o torneio nas respectivos classes. "É um campeonato para testar o conhecimento, a capacidade e desenvolvimento na modalidade. Mas, temos um objetivo extra, que é firmar e fortalecer os laços de amizade entre os praticantes. Era uma vontade do nosso mestre Koji Takamatsu, que todos se encontrassem no último dia, com a presença do mestre, pais e familiares", comenta o faixa preta 7º dan e presidente do estilo Wadô-Ryu na América do Sul, Sérgio Takamatsu.

Ele é filho de um dos pioneiros na introdução da arte marcial no Brasil e precursor do estilo Wadô-Ryu, o mestre Koji Takamatsu, que faleceu em 2020. Assim como o pai, Sérgio Takamatsu foi agraciado com o título de 'Cidadão Machadense', em outorga realizada pela 18ª Legislatura no ano passado.

"Sou muito grato de poder estar aqui e rever os amigos. Gratificante o convite, mas é nossa obrigação fazer o nosso trabalho bem feito, com disciplina, respeito e esforço sempre numa máxima: trabalhe os alunos num ambiente saudável", frisa Takamatsu.

O Legislativo de Álvares Machado foi representado pelo vice-presidente da Mesa Diretora, o vereador Pedrinho do Coral (PSD). O parlamentar recebeu a homenagem das mãos do mestre Sérgio Takamatsu.

"Está de parabéns a cidade de Alfredo Marcondes por fomentar o caratê, uma modalidade tão importante na promoção da educação e desenvolvimento de crianças e adolescentes. Um evento muito bem organizado, onde também pudemos acompanhar os atletas da nossa cidade de Álvares Machado. Em nome de todos os vereadores, parabenizo os organizadores do torneio", diz Pedrinho do Coral.

De forma indireta, o Parlamento também contou com um representante na organização do torneio. Faixa preta e 6º Dan, o diretor legislativo Paulo José Villalva é delegado titular da 15ª Delegacia da FPK – Região de Presidente Prudente (Alta Sorocabana) – e ainda diretor da 2ª Delegacia Regional São Paulo do Interior da Organização Wadô-Ryu.

O estilo

A Organização Wadô-Ryu Karatê-Dô Renmei do Brasil é a entidade oficial que representa o estilo no país. Esta arte marcial foi introduzida em solo brasileiro, no mês de fevereiro de 1956 (completa 68 anos de existência este ano), com a chegada do mestre Koji Takamatsu, Hanshi-Shihan 9º Dan pela Organização Wadô-Ryu Internacional e pela CBK (Confederação Brasileira de Karatê).