Legislativo homenageia policiais por salvamento de recém-nascida e banda marcial

por Rogerio Mattive publicado 20/11/2025 00h17, última modificação 20/11/2025 00h17
Em ato informal, foram entregues Moções de Aplausos com direito a apresentação musical

A Câmara Municipal de Álvares Machado entregou na noite dessa terça-feira (18), em ato solene informal, Moções de Aplausos aos policiais militares Álvaro dos Santos Mendes Neto e Renato Milton Sartori, em reconhecimento pelo salvamento de uma recém-nascida. Também foram homenageados os integrantes da Banda Marcial 11 de Julho, do Parque dos Pinheiros, pelo primeiro lugar no 15º Concurso de Fanfarras e Bandas Sul-Brasileiro (Confabansul).

As homenagens são de autoria do presidente do Legislativo, vereador Joel Nunes (União Brasil). "É minha obrigação como legislador lembrar daqueles que fizeram ou realizam algo em prol ao município e à população machadense. E, nesta noite, temos dois exemplos de ações concretas de auxílio ao próximo por diferentes formas. Exemplo também de quem faz com amor e dedicação seu ofício na profissão que escolheu seguir", discursou.



Na galeria, marcaram presença os pais, Douglas e Renata Lopes, e a pequena Maria Alice. Em setembro, a recém-nascida se engasgou e ficou inconsciente. O cabo PM Renato Sartori acolheu a bebê desfalecida e realizou a manobra de Heimlich adaptada para Iactentes restabelecendo a respiração da criança. Já o subtenente PM Álvaro Neto teve como missão a condução da viatura garantindo o rápido encaminhamento à Santa Casa de Álvares Machado.



A Moção de Aplausos também foi estendida ao corpo clínico do hospital, em especial à enfermeira Vera Lúcia dos Santos. "A pequena Maria Alice Guedes Lopes foi salva por vocês, que se empenharam por meio de técnicas precisas, pensamento ágil e tomada de decisão certeira", disse Nunes. 

Durante a homenagem, a 1ª Tenente PM Soleane de Campos, da 4ª CIA da Polícia Militar, fez o uso da palavra; como também o pai da pequena Maria Alice, Douglas Lopes. 



Com direito a apresentação

Durante a noite, também foram homenageados os integrantes da Banda 11 de Julho pelo primeiro lugar no concurso realizado em Santa Catarina, com a participação de 78 bandas e fanfarras de vários Estados. Há 26 anos no comando da banda, o maestro Odair Carlos Biscola foi o responsável em representar os músicos ao fazer o uso da palavra.



"São talentos sendo descobertos em nossa cidade por meio de trabalho voluntarioso de Odair Carlos. Com certeza, o projeto se tornou braço de apoio na educação desses jovens, que orgulham seus pais e toda a população machadense", ressaltou Joel Nunes.



O ato contou com a participação dos vereadores José Carlos Cabrera (PSDB), Dudu Sanches (União), Néia Coronel Goulart (PSDB), Marquinhos Bozó (PRD), Regina Márcia (PP), João Sanchez (Republicanos), João da Farmácia (PSD) e Michael Rodrigues (Republicanos).

No final, o grupo formado por crianças, adolescentes e adultos executou várias músicas aos presentes.