Câmara Municipal introduz VLibras para promover acessibilidade online

por MARIA CLARA CATUCHI COSSO publicado 24/10/2023 12h20, última modificação 16/11/2023 10h12
O site da Câmara introduziu a ferramenta VLibras para tornar seu uso acessível aos usuários.
Câmara Municipal introduz VLibras para promover acessibilidade online

VLibras

A Câmara Municipal de Álvares Machado está comprometida em tornar a informação e os serviços oferecidos em seu site acessíveis a todos os cidadãos. Sendo assim, a Câmara anuncia a introdução do VLibras, uma ferramenta que torna o conteúdo online acessível para pessoas com deficiência auditiva.

A Suíte VLibras, ou Vocabulário Brasileiro de Libras, é um conjunto de ferramentas gratuitas e de código aberto que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em Português para Libras, tornando computadores, celulares e plataformas Web mais acessíveis para as pessoas surdas, permitindo que elas possam compreender e interagir de forma mais eficaz com o conteúdo do site.

A Presidente da Câmara Municipal, Maria Estela Fernandes Martin, comentou também sobre a importância do VLibras nos conteúdos online. “Estamos felizes em introduzir o VLibras em nosso site. Afinal, é muito importante que as informações que passamos cheguem a todos de forma acessível, e pensando nesse público a nossa Câmara está incluindo a ferramenta que traduz para a linguagem brasileira de sinais na nossa página na web”, pontua Estela.

O VLibras é uma ferramenta simples e intuitiva para ser usada. Ao visitar o site da Câmara Municipal, os usuários encontrarão um ícone de acessibilidade que permite ativar a tradução para a língua brasileira de sinais, e dessa forma, abrirá ao lado um vídeo com um intérprete em Libras que traduzirá o conteúdo do site em tempo real.

Essa iniciativa é um marco importante para a Câmara Municipal de Álvares Machado para promover a igualdade e a acessibilidade para todos os cidadãos, o VLibras contribui para a democratização da informação e a valorização da diversidade cultural. É um passo importante em direção a uma comunidade mais inclusiva e acessível.

VLibras