Aplicativo “Olho na Escola”

por beatriz — publicado 02/10/2019 08h40, última modificação 02/10/2019 09h11
⚠️UTILIDADE PÚBLICA⚠️
Aplicativo “Olho na Escola”

Foto da apresentação do app Olho na Escola do TCESP

            O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo irá lançar, no dia 11 deste mês de outubro, o aplicativo Olho na Escola. O aplicativo é destinado aos pais, alunos, funcionários e demais interessados, que poderão emitir elogios, sugestões ou reclamações sobre a qualidade do ensino nas escolas da rede pública do estado de São Paulo.

            O aplicativo estará disponível nas lojas do PlayStore e AppleStore. Para registrar sua opinião, o cidadão precisará realizar cadastro e utilizar o aplicativo por meio de login com e-mail. Após o cadastro, ele irá escolher seu perfil (pai, professor, aluno, funcionário, entre outros). Sendo que, se for da vontade do cidadão emitir opinião a respeito de mais de uma escola, será necessário criar dois perfis, um para cada escola.

            Estarão disponíveis três opções de opiniões: Elogio, sugestão e reclamação. Após registrar uma das três opções, o cidadão poderá acompanhar o andamento no aplicativo. O envio de fotos e vídeos é opcional, mas pode ser feito.

            O Tribunal de Contas realizou uma carga prévia das escolas e seus responsáveis, porém é necessária validação. Sendo assim, o Gestor Responsável da Diretoria de Ensino ou da Secretaria de cada município deverá entrar no Portal de Sistemas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) e realizar a atualização do cadastro das escolas até o dia 7 de outubro. Manter o Cadastro das Escolas atualizado é muito importante, pois somente assim o cidadão poderá registar os seus elogios, sugestões e reclamações.

            Uma vez liberado o acesso pelo Gestor do Sistema de Delegações, o Responsável da escola poderá acessar o Portal de Sistemas do TCESP. Posteriormente, o diretor/ responsável da escola deverá tomar providências em relação aos elogios, sugestões e reclamações, que serão recebidos por e-mail, proporcionando melhoria no funcionamento das escolas. Assim que o responsável finalizar o atendimento à reclamação, é possível que a sociedade faça uma avaliação do atendimento por meio de estrelas (até 4 estrelas). O prazo definido para resposta é de até 15 dias. Caso não haja resposta dentro do prazo, o Gestor e Diretoria/Secretaria de ensino serão notificados por e-mail.

            Segundo o Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Fábio Correa Xavier, mais de 15 mil escolas da rede estadual e municipal estão cadastradas no “Olho na Escola”. A função básica do aplicativo, de acordo com Correa Xavier, é dar voz à sociedade, integrando-a no controle social, tendo o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo como intermediário com a área de educação.

            Dúvidas, problemas e sugestões podem ser sanadas por e-mail olhonaescola@tce.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 3292-4321. Ainda, mais informações sobre o aplicativo podem ser obtidas no site do TCE.

 

 

*Informações extraídas do site do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo 

https://www.tce.sp.gov.br/olho-na-escola