Vereador cobra reforma de prédio do Museu Histórico Municipal

por Rogerio Mattive publicado 13/05/2025 16h15, última modificação 13/05/2025 16h15
João da Farmácia aponta estado de deterioração e riscos a acervo

Prédio em estado de deterioração e acervo cultural com sua integridade comprometida. O alerta foi realizado pelo vereador João da Farmácia (PSD), que pede ao Poder Executivo informações sobre a existência de cronograma para manutenção ou reforma do Museu Histórico Municipal de Álvares Machado.

Em requerimento de providências aprovado pela Câmara Municipal, o parlamentar afirma que a atual situação representa risco à segurança dos frequentadores e do entorno. "Na entrada do museu, há objetos expostos que deveriam estar devidamente acondicionados, a fim de evitar sua deterioração pelo tempo e exposição inadequada", expõe.

"Nesta mesma entrada, há uma grade delimitando um espaço atualmente sem utilidade. Recomenda-se sua remoção e a construção de um estacionamento com, ao menos, duas vagas, otimizando o uso da área e incentivando, posteriormente, a visitação ao espaço cultural", argumenta.



Segundo ele, a escadaria externa encontra-se em estado precário, apresentando risco iminente de desmoronamento, com degraus se desprendendo da parede, o que pode, inclusive, comprometer a estrutura de imóveis vizinhos. "A parte superior do prédio está completamente abandonada, permitindo a entrada de animais e aves no interior do museu".

"Diante dessa situação, reforça-se a urgência da realocação dos itens históricos para local seguro e a execução de serviços de manutenção e reforma geral do prédio", finaliza.

O requerimento teve apoio dos demais vereadores, que assinaram o pedido em conjunto com o autor.