História preservada: Câmara Municipal faz doação da primeira tribuna ao Museu

por Rogerio Mattive publicado 23/01/2024 00h09, última modificação 23/01/2024 00h09
Troca ocorre diante da necessidade de dispositivos de acessibilidade no plenário

Em breve, aqueles que visitarem as dependências do Museu Municipal Manoel Francisco de Oliveira poderão conferir dois importantes itens que fizeram parte do desenvolvimento da cidade de Álvares Machado por meio de discussões e aprovações de leis: a mesa principal e a tribuna utilizadas pelos vereadores desde a inauguração da primeira sede da Câmara Municipal, em 1960.

Diante da necessidade de melhorias e instalação de dispositivos de acessibilidade no plenário do Legislativo, os móveis ficaram sem uso. Contudo, a preocupação foi de preservar a história do município doando os itens ao acervo do Museu. "A importância deste ato está no fato desta tribuna estar presente desde a inauguração do prédio da Prefeitura, onde também funcionou a Câmara Municipal até 2010. Imagine quantas pessoas que construíram a história de Álvares Machado passaram por ela. É muita história a ser contada", diz a presidente do Legislativo, vereadora Estela do Escritório (PTB).

"Como estamos modernizando a Câmara para torná-la acessível a todos, doamos a tribuna ao Museu para que as pessoas que visitarem possam saber que ali subiram muitos vereadores, prefeitos, autoridades. Por ela, passou praticamente a história de Machado, praticamente tudo o que o município é hoje foi decidido debatendo nessa tribuna, como projetos e leis. Foram várias as discussões que culminaram no crescimento de nossa cidade, ou seja, um objeto histórico", enfatiza a vereadora.

O diretor legislativo da Câmara Municipal, Paulo Villalva, destaca que a troca dos itens teve início com a modernização do plenário. "A transferência do patrimônio da Câmara para o Museu foi um processo iniciado com a intenção de reforma e modernização do plenário. Como fizemos uma estrutura própria na mesa diretora, implantando uma tribuna mais moderna, foi necessária a retirada da antiga, como também a mesa principal", explica.

"Como esses móveis eram da década de 60, recebendo os dois primeiros números do patrimônio, quando foi implantada a Câmara Municipal e inaugurado o prédio da Prefeitura, nós achamos por bem preservar a história do município transferindo os bens para o Museu Manoel Francisco de Oliveira. A intenção é contar a história do município para as gerações futuras", frisa.

Acessibilidade garantida

A presidente do Legislativo ressalta as melhorias realizadas no plenário, que agora contará com acessibilidade em todo seu espaço. "A tribuna antiga está em perfeito estado, nada alterado. Mas, ela não conta com acessibilidade. E, vivemos um momento especial, que é de cuidar de todos. Acessibilidade tem que existir em todo lugar. A partir de agora, qualquer munícipe, autoridade ou futuros legisladores ou governantes com algum tipo de necessidade poderão fazer o uso da tribuna", pontua.

A partir da edição do ato da Mesa Diretora, os itens já podem ser transferidos ao Museu. "Sendo que os responsáveis pela retirada já foram contactados, o que será feito em breve", revela Villalva.