Câmara de Álvares Machado é certificada como ' Parceira da Juventude'

por Rogerio Mattive publicado 19/04/2024 08h55, última modificação 19/04/2024 08h55
Implantação e manutenção do projeto 'Câmara Mirim' resultou em certificação ao Legislativo

A implantação e manutenção do projeto 'Câmara Mirim' resultou em certificação de 'Câmara Parceira da Juventude' ao Legislativo de Álvares Machado. A iniciativa promovida pela Coordenação de Políticas para a Juventude do Governo do Estado de São Paulo contará com diplomação no dia 6 de junho, durante evento na cidade de São Sebastião, litoral paulista.

Organizado pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), o encontro 'Conexidades' tem como objetivo reconhecer, valorizar e promover agenda de governança e gestão de políticas públicas em prol de jovens entre 15 a 29 anos.

Desta forma, é voltado aos legislativos municipais que possuem algum programa ou projeto aos jovens como, por exemplo, Câmara Jovem/Mirim, Parlamento Jovem/Mirim, Frente Parlamentar ou Comissão Permanente da Juventude.

A participação da Câmara de Álvares Machado foi comunicada pelo coordenador estadual de Políticas para a Juventude, Juliano Camilo Borges. "Estarei representando nossa Câmara Municipal, que será agraciada com o certificado. Fato muito importante para a nossa cidade vindo de encontro com a continuidade do Projeto Câmara Mirim, que foi pausado por causa da pandemia. Porém, estamos retornando com as atividades este ano com a participação de nove escolas de Álvares Machado", comenta a presidente do Legislativo, Estela do Escritório (PP).

De volta

Criada em 2011, a Câmara Mirim de Álvares Machado terá seus trabalhos retomados no próximo mês, com eleições e palestras. A primeira rodada de escolha de vereadores e da Mesa Diretora será com estudantes do Sesi. Em seguida, de forma escalonada, participarão os alunos das oito unidades da rede municipal de ensino.

"Esse projeto é de grande importância para que os jovens comecem a olhar para a política com seriedade. Na Câmara, são criadas as leis que farão parte e impactarão diretamente a vida de cada cidadão. Então, a Câmara Mirim vem mostrar aos alunos qual a importância do vereador, além da conscientização sobre a seriedade e responsabilidade necessárias para a escolha dos representantes da população", frisa.

Nesta primeira etapa, o Legislativo promove reuniões com representantes das unidades educacionais para a definição de datas e realização das eleições para escolha dos vereadores mirins, como também daqueles que vão compor a Mesa Diretora.

"Faremos um planejamento mês a mês até que se cumpra todos os colégios compreendendo as fases de treinamento, plenária e de palestras. Cada escola faz uma eleição interna e elege seus nove vereadores, inclusive com a Mesa Diretora. A partir daí, iniciamos o trabalho de treinamento e apresentação em plenário", explica o diretor legislativo da Câmara Municipal, Paulo Villalva.