Aprovado projeto que oferta Reiki como terapia integrativa na rede municipal

por Rogerio Mattive publicado 16/11/2023 18h51, última modificação 16/11/2023 18h51
No SUS, terapias alternativas fazem parte de ações de promoção e prevenção em saúde

A 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Álvares Machado aprovou, por unanimidade, o projeto de lei nº 19/2023 que institui a oferta de Reiki como terapia integrativa e complementar de saúde a idosos na rede municipal de Saúde.

Reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2007, como auxiliar no tratamento da dor, o Reiki foi introduzido na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Ministério da Saúde, sendo oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2017.

"Esse projeto pode criar dúvidas, mas é uma prática medicinal alternativa já utilizada na rede pública em outras localidades. O Reiki é indicado para combater ansiedade, estresse, insônia e desequilíbrios do corpo que podem acarretar em doenças físicas ou emocionais", comenta o autor da propositura, vereador Marquinhos Bozó (PT).

No SUS, terapias alternativas como Reiki fazem parte de ações de promoção e prevenção em saúde reconhecendo à importância da medicina não convencional na saúde da população.

"É uma prática muito boa para todos. Vai agregar, não temos que economizar em questão de Saúde. Nossos idosos precisam, e tenho certeza que é uma terapia que vai agregar muito em nossa cidade", opina a presidente do Legislativo, a parlamentar Estela do Escritório (PTB).

Os serviços são oferecidos por iniciativa local, porém, financiados pelo Ministério da Saúde por meio do Piso de Atenção Básica (PAB) do município.

Saiba mais

O Reiki foi fundado pelo Dr. Mikao Usui, professor universitário, nascido em Kioto, no Japão, no ano de 1865. Apesar de ser antigo, só chegou ao Ocidente nos anos 40, com ajuda da americana de origem japonesa Hawayo Takata.

No Brasil, a prática foi introduzida em 1983 pelos mestres Dr. Egídio Vecchio e Claudete França, a primeira mestre de Reiki no país e presidente da Associação Brasileira de Reiki.