Pontos Turísticos e Culturais

por ariane — publicado 21/06/2018 11h55, última modificação 17/07/2018 08h57

Cemitério Japonês

download.jpg

 Em 1918, os primeiros colonos japoneses que chegaram em Gleba Brejão enfrentaram muitas dificuldades de adaptação. Uma delas dizia respeito ao sepultamento de seus mortos, devido à mudança do ritual fúnebre e à distância entre as suas residências e o cemitério. Para resolver este problema, em 1919, a Associação Japonesa de Álvares Machado construiu um novo cemitério denominado “Shokonsai”. Os túmulos, traduzindo os costumes orientais, em geral, são em alvenaria de tijolos, com base quadrada sobre a qual se apóia um elemento vertical, às vezes em pedra, com inscrições em ideogramas japoneses. O tombamento inclui, além da área do cemitério, uma escola, um palco e uma casa construída em madeira.


Igreja Budista Anakuji

igreja anakuji

 O templo Anakuji, na rua Monsenhor Nakamura, foi preciso uma autorização para a construção, pois a religião oficial do país na época era o catolicismo. Assim que concedida foi levantada a primeira torre de ossários do Brasil, inaugurada em 18 de junho de 1950.


Museu do Padre Nakamura (Monsenhor Domingos Nakamura)

museu.jpg

O padre japonês Domingos Nakamura, que em 1923 veio para o Brasil, na cidade de Álvares Machado, com a missão de evangelizar os imigrantes que chegavam ao País e ao município. Em sua homenagem foi inaugurado, em Álvares Machado, no dia 17 de Março de 1991 o "Memorial Monsenhor Domingos Nakamura", com a participação histórica dos imigrantes japoneses e seus descendentes. Seu túmulo é visitado com muita freqüência por seus seguidores, simpatizantes e admiradores. 

 

Museu Histórico Municipal "Manoel Francisco de Oliveira"

Museu

O Museu Histórico Municipal “Manoel Francisco de Oliveira” foi inaugurado no dia 07 de junho de 2008, com o apoio financeiro da Fundação para o Amparo da Ciência do Estado de São Paulo – FAPESP. O Projeto “A criação de um Centro Cultural (museu) no município de Álvares Machado – SP e sua ação Educativa e Turística” teve o seu início em dezembro de 2006. A criação de um Centro Cultural (Museu) em Álvares Machado era um sonho antigo. A Comissão de Criação do Museu em Álvares Machado foi formada em 2003, e vem, desde então, amealhando um acervo sobre a história de Álvares Machado. É muito frequentado por alunos, historiadores e pessoas que desejam conhecer um pouco de nossa história.


Praça da Bandeira

praça da bandeira

Esta praça situada de frente com a Prefeitura Municipal, é uma das primeiras praças de nosso município. Com uma estrutura verde exuberante e bem conservada, a praça é frequentada por familiares e pessoas que passam pelo espaço, servindo como lugar de descanso e apreciação.

 

 Praça Getúlio Vargas

36766199_1288909171244542_207298701075415040_n.jpg

praça getulio.jpg

Dando acesso ao Centro da cidade, a praça Getúlio Vargas, carrega um histórico enorme. Reformada a pouco tempo, conta com uma estrutura confortável, cômoda, trazendo muitas famílias, crianças e adolescentes a ela, principalmente durante a noite e aos finais de semana. Um ótimo lugar para uma longa conversa e uma agradável espaço para reunir pessoas.

 

Praça da Igreja Matriz São José

igreja sao jose.jpg

Localizada na rua Vicente García, a igreja católica Central, oferece comodidade e espaço para todos os cristãos que desejam assistir as celebrações durante toda a semana. Reformada recentemente, a igreja é hoje um ponto turístico para todos os fieis que desejam estar em nossa cidade.

 

Santuário Morada de Deus

 santuario.jpg

Este local, construído às margens da Rodovia Raposo Tavares foi idealizado pelo ex-prefeito de Prudente, Agripino lima. Ao longo do trajeto, você encontrará várias estações, representando o suplício de Jesus Cristo desde a Última Ceia até sua Crucificação. São estátuas em tamanho real e muito realistas mesmo, que emocionam bastante. Também existem muitas árvores coloridas e áreas verdes. Quase no fim do trajeto, existe um estacionamento enorme, preparado para receber inclusive ônibus de excursões. E no topo, a cereja do bolo, uma belíssima igreja toda em vitrais coloridos, em um visual maravilhoso interno e externo por meio da observação da natureza. O local tem entrada gratuita e está aberto, diariamente, no horário das 8h às 17h.


Hotel Resort Campo Belo

 campo belo.jpg

Hoje o Campo Belo Resort possui infra estrutura completa de conforto, lazer e diversão. O Campo Belo Resort possui parque aquático com piscinas para crianças, piscinas com cascata, bar e hidromassagem, 2 piscinas biribol, 1 piscina aquecida coberta e 1 piscina aquecida sem cobertura, parque aquático com um total de 2.000m2 de piscina, bar molhado, com toda a estrutura de buffet, com aperitivos, bebidas, sauna seca e molhada, além de esportes de aventura, passeios e em contato direto com a natureza. É um ótimo lugar para quem deseja passar um final de semana, ou até as esperadas ferias.

Estrada Vereador José Molina, Km 3,7 - Zona Rural, Álvares Machado 

(18) 2101-7070

 

Clube de Motocross e Aeromodelismo Costa & Cia Lazer

 aero.jpg

Iniciado os trabalhos em 2001, o lugar de muito lazer e diversão, veio ganhando destaque como ponto turístico de nossa cidade. Onde já se passaram por aqui muitos reconhecidos nomes do motocross brasileiro. Hoje possui uma estrutura bem desenvolvida, com pista de ultraleve, pista de motocross, pista de aeromodelismo, restaurante e alojamentos com ar e wifi. Realizam diversos eventos durante o ano, oferecendo aos visitantes natureza, comodidade e diversão.

 

Balneário da Amizade

36671414_1288909144577878_7866711525837242368_n.jpg

 balneario.jpg

O Balneário da Amizade é o mais estruturado balneário publico do Oeste Paulista. O acesso é gratuito. O Balneário da Amizade é um ótimo lugar para lazer e praticar esportes, tendo uma vista agradável, quiosques e outros atrativos. Foi reformado recentemente, é de fácil acesso e local ideal para levar a família.

Localizado na Estrada da Amizade, logo na divisa entre a cidade de Presidente Prudente e Álvares Machado.

 

Estação Ferroviária

 estação.jpg

A história de Álvares Machado, seu povoamento, está diretamente ligada a esse prédio. Após a chegada dos trilhos da estrada de ferro Sorocabana, imigrantes vieram para a região em busca de novas terras para a agricultura, povoando o município. O prédio localiza-se em uma das entradas da cidade, na estrada Arthur Boigues Filho, que liga Álvares Machado a Presidente Prudente. Constitui-se como um cartão postal da cidade, e possui um valor histórico inestimável, um exemplar do primeiro estilo arquitetônico brasileiro, em estilo neocolonial.

 

Campo Paulista

campo paulista

O futebol em Álvares Machado se iniciou por meio deste campo, que se deu o nome devido ao time criado em 1933, Paulista Futebol Clube. Hoje não muito utilizado, mas parte da história Machadense, o campo recebe amantes da história do futebol na cidade. 

 

BAIXEM O CARTÃO POSTAL: https://www.alvaresmachado.sp.leg.br/institucional/a-cidade/cartao-postal/view