Vereador pede implementação de chipagem em animais domésticos

por Rogerio Mattive publicado 23/05/2025 09h43, última modificação 23/05/2025 09h43
João da Farmácia também cobra instalação de câmeras para coibir descarte de lixo

O vereador João da Farmácia (PSD) solicita informações ao Poder Executivo sobre a existência de estudo de viabilidade para implementação de sistema de chipagem eletrônica em cães e gatos na cidade de Álvares Machado.

Em requerimento de providências aprovado pela Câmara Municipal, o parlamentar argumenta sobre a necessidade de identificação de animais soltos ou abandonados em vias públicas. "Desta forma, contribuindo com políticas públicas de controle populacional e bem-estar animal".

"A possibilidade de identificação dos tutores em casos de incidentes envolvendo seus animais, como mordidas ou ataques a terceiros, facilita o encaminhamento adequado às autoridades de saúde e segurança pública. O auxílio na devolução de animais perdidos aos seus legítimos donos, reduz a permanência desses animais em abrigos públicos ou privados", fala.

Descarte de lixo

O parlamentar também cobra, em outro requerimento, estudo para instalação de câmeras de monitoramento nos pontos de descarte irregular de resíduos sólidos, inclusive nas localidades
já atendidas por caçambas públicas.

O objetivo é coibir práticas irregulares, inibir o descarte inadequado e fortalecer a fiscalização. "Adicionalmente, requer-se a verificação da viabilidade de ampliação do número de caçambas em pontos estratégicos do município, com o propósito de promover o adequado gerenciamento de resíduos e prevenir condutas irregulares", diz.

"Tal conduta [descarte irregular] compromete o meio ambiente e a salubridade urbana, sendo dever do município, no exercício de sua competência privativa, adotar providências de
controle e fiscalização que garantam a ordem, a limpeza e o bem-estar da coletividade", finaliza.