Ícone do caratê, mestre Sérgio Takamatsu recebe Título de Cidadão Machadense

por Rogerio Mattive publicado 25/11/2023 20h28, última modificação 25/11/2023 20h28
Homenageado é filho de um dos pioneiros na introdução da arte marcial no Brasil

Em sessão solene realizada na noite dessa sexta-feira (24), a 18ª Legislatura da Câmara de Álvares Machado realizou a entrega do Título de Cidadão Machadense ao mestre de caratê, Sérgio Hiroshi Takamatsu, pelos relevantes serviços prestados na área do esporte no município.

Faixa preta 7º dan e presidente da Wadô-Ryu Karatê-Dô Renmei do Brasil, Sérgio Takamatsu é filho de um dos pioneiros na introdução da arte marcial no Brasil e precursor do estilo Wadô-Ryu, o mestre Koji Takamatsu, que faleceu em 2020. Assim como o filho, mestre Koji também era 'Cidadão Machadense', em outorga realizada no ano de 2001.

Aprovada por unanimidade pelos vereadores, a autoria da homenagem é do parlamentar Pedrinho do Coral (PV). "Admirável trajetória do professor Sérgio que, ao longo de quatro décadas, se dedicou à prática do caratê. Ao vermos os resultados alcançados em Álvares Machado, percebemos o impacto positivo desse trabalho por meio do aumento do número de participantes e a significativa contribuição para a nossa comunidade", destaca.

"O professor Sérgio é uma pessoa simples, trabalhadora e comprometida com o seu ofício e família. Sua presença constante e comprometimento em servir a comunidade são aspectos notáveis e dignos de reconhecimento", complementa o vereador.

Esta não é a primeira homenagem recebida por Sérgio Takamatsu ao longo de sua trajetória como atleta e dirigente esportivo. Em 1992, recebeu o Troféu 'Heliard Paco'; em 2015, foi agraciado com a Medalha 'Vereador Kiochi Tatizawa'. E, no ano de 2018, com a Medalha 'Guilherme Barão'.

"Do fundo do meu coração, quero agradecer. É uma felicidade poder receber essa honraria. Não tinha ideia de um dia ser merecedor de um reconhecimento tão grande. O meu pai recebeu, em 2001, o título de Cidadão Machadense. Acredito que estou tendo a mesma emoção que ele teve", fala o homenageado.

Segundo ele, o estilo Wadô-Ryu é praticado atualmente por cerca de 5 mil alunos, em quatro Estados, com grande presença na cidade de Álvares Machado. "Aqui na região, temos grandes nomes. Álvares Machado já foi considerada a cidade do caratê", lembra.

"O caratê está presente aqui desde 1982. E a primeira vez que vim em Machado foi em 1985. E já atleta, em 1992, representando Machado, ganhamos quase todas as medalhas de ouro. Nós fazemos o trabalho de formiguinha. Pegamos aquele aluno, criança ou adulto, que busca no caratê alguma coisa diferente. Trabalhamos respeito, filosofia, controle, porém, buscamos demonstrar com exemplos", pontua.

Grande nome do caratê brasileiro, o mestre Sérgio Hiroshi Takamatsu é presidente da Wadô-Ryu do Brasil e diretor técnico da Federação Paulista de Karatê (FPK), além de diretor responsável pela modalidade na Sociedade Esportiva Palmeiras.

"Merecidamente, o mestre Sérgio recebe a maior honraria desta Casa de Leis, que é o Título de Cidadão Machadense. Sua atuação no esporte, com respeito e dedicação, é algo brilhante", fala a presidente do Legislativo, Estela do Escritório (PTB).

Marcaram presença na solenidade o professor Moacir Quissi, vice-diretor da 15ª Delegacia Regional da Federação Paulista de Karatê; o professor Alexandre Serra (Xandão), técnico da Seleção Paulista de Caratê, e o coronel da reserva da PM, Francisco Batista Leopoldo Júnior, representando o deputado estadual Mauro Bragato, além de familiares e amigos do homenageado.

O estilo

A Organização Wadô-Ryu Karatê-Dô Renmei do Brasil é a entidade oficial que representa o estilo no país. Esta arte marcial foi introduzida em solo brasileiro, no mês de fevereiro de 1956 (completou 64 anos de existência em 2020), com a chegada do mestre Koji Takamatsu, Hanshi-Shihan 9º Dan pela Organização Wadô-Ryu Internacional e pela CBK (Confederação Brasileira de Karatê).