Câmara sedia encontro de prefeitos e gestores com Ministério da Saúde
Nesta sexta-feira (30), a Câmara Municipal de Álvares Machado sediou um encontro entre prefeitos e gestores com representantes do Ministério da Saúde. A ação visou o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a ampliação de políticas públicas estruturantes na região do Oeste Paulista.
Mais de 20 prefeitos, além de secretários de Saúde, vereadores, membros de Conselhos de Saúde, representantes de hospitais estiveram presentes no Plenário Vereador Sebastião Antônio Pereira, que ficou com suas galerias lotadas. Também marcaram presença dirigentes do Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista (Ciop) e da União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal).

Os trabalhos foram abertos pelo presidente do Legislativo Machadense, Joel Nunes (União Brasil). "É de grande importância a aproximação dos municípios, principalmente os que formam a Unipontal, visando fortalecer o atendimento às demandas pelo Ministério. Essa participação humanizada do secretário da pasta, Humberto Tobé, é de grande valia para resolvermos problemas antigos. A Câmara estará sempre de portas abertas para auxiliar no desenvolvimento da região", diz.

A mesa foi formada ainda pelo prefeito de Álvares Machado, Francisco Boigues; pelo diretor do Ciop, Mário Henrique Machado; e pelo representante do Ministério da Saúde, o supervisor administrativo da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos (Aspar), Humberto Tobé.
Segundo Tobé, o encontro teve como eixo central a escuta ativa das demandas locais e a apresentação de programas e investimentos destinados aos municípios do Oeste Paulista.
"Nosso objetivo aqui teve três questões. A primeira é de aproximar o Ministério da Saúde junto aos municípios da região, cada demanda individual. A segunda é acompanhar as obras federais na região, em especial naquilo em que é preciso destravar para que tenha maior celeridade e, assim, garantindo que os recursos cheguem de forma mais rápida aos municípios. Por fim, pensar sobre as ações do Ministério da Saúde de forma regional como, por exemplo, discutir a forma de diminuir a fila de espera da população conectado à demanda local".

Durante o encontros, foram apresentados programas estruturantes como Agora Tem Especialistas, Mais Médicos, Farmácia Popular, SUS Digital, Brasil Sorridente e o SAMU 192.
A programação também incluiu reuniões institucionais e visitas técnicas.