Câmara recebe organizadores do Gashuku Nacional de Karatê
A Câmara Municipal de Álvares Machado recebeu, nessa quinta-feira (10), a visita dos organizadores do Gashuku Nacional de Karatê Wadô-Ryu. Com início nesta sexta-feira (11), o evento reunirá atletas de vários Estados.
O presidente nacional da Wadô-Ryu Brasil, Sérgio Takamatsu, foi recebido pelo vice-presidente do Legislativo, vereador José Carlos Cabrera (PSDB). Na ocasião, foi oficializado o convite aos parlamentares.
Takamatsu é 'Cidadão Machadense', título outorgado pelo Legislativo em novembro de 2023. "O Sérgio é uma pessoa inesquecível, como foi o pai dele, o mestre Koji Takamatsu, por terem o nome marcado na história de Álvares Machado. É muito importante recebermos esse evento na cidade, pois o caratê não forma apenas atletas, mas também cidadãos. Sei disso, pois pratiquei o caratê por muitos anos. E a modalidade mudou a história da minha vida e a de muitos outros que treinavam comigo", fala Cabrera.
Também estiveram presentes no encontro Hélio Araujo, diretor de Arbitragem da Wadô-Ryu Brasil e da Federação Paulista de Karatê; Paulo Panuti, membro do Conselho Nacional da Wadô-Ryu Brasil; e Paulo José Villalva, delegado titular da 15ª Delegacia da FPK – Região de Presidente Prudente (Alta Sorocabana) e diretor da 2ª Delegacia Regional São Paulo do Interior da Organização Wadô-Ryu.
"O Gashuku tornou-se tradição em Álvares Machado. A cidade foi a primeira a sediar o evento, o que fez expandir para toda região. Machado só tem a ganhar com isso. Espero que a cidade possa sediar novamente no próximo ano, quando serão comemoradas sete décadas do estilo Wadô-Ryu no Brasil", fala o vereador.
De acordo com Takamatsu, o evento reunirá 160 atletas de quatro Estados até domingo (13). "Realizar o evento em Álvares Machado é uma tradição. Eu mesmo já fui atleta do município em Jogos Abertos e Regionais. Sempre estivemos em Machado, desde a década de 80. O evento tem um significado maior para nós, que é de reencontrar os amigos. O objetivo é viver o karatê intensamente nesses três dias, dentro da hierarquia, do respeito e amizade".
"Anualmente, temos dois eventos nacionais. Este é aberto para todas as graduações para que possamos mergulhar na filosofia do karatê. E o número de participantes chama a atenção. Esperávamos uns 120 atletas. O número passou, o que é ótimo. Além da parte técnica, trabalharemos também com uma clínica de arbitragem. Desta forma, deixo o convite aberto ao Legislativo e ao povo machadense para que possam prestigiar o evento", finaliza.
O estilo
A Organização Wadô-Ryu Karatê-Dô Renmei do Brasil é a entidade oficial que representa o estilo no país. Esta arte marcial foi introduzida em solo brasileiro, no mês de fevereiro de 1956 (completa 68 anos de existência este ano), com a chegada do mestre Koji Takamatsu, Hanshi-Shihan 9º Dan pela Organização Wadô-Ryu Internacional e pela CBK (Confederação Brasileira de Karatê).