Audiência pública debate execução orçamentária no setor de Saúde de Machado
Na noite dessa quarta-feira (24), foi realizada audiência pública para debater sobre a execução orçamentária da política pública de Saúde em Álvares Machado. O encontro, que contou com a participação popular, foi convocado pela Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social e Esportes da Câmara Municipal, em conjunto com a Diretoria Municipal de Saúde.
Na ocasião, foram apresentados relatórios financeiros e operacionais relativos as ações de saúde no segundo quadrimestre de 2025. "Trata-se de uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que orienta a realização periódica de audiências públicas como forma de garantir transparência, participação popular e controle social sobre a aplicação dos recursos públicos", diz a relatora da comissão, a vereadora Néia Coronel Goulart (PSDB).
Foram abordados assuntos como gastos com saúde, principais despesas e comparativos por períodos, previsão de investimentos para os próximos quatro anos, especialidades médicas, produção por procedimentos individualizados por serviço por unidade, assistência farmacêutica, entre outros.
"Nosso objetivo é promover transparência, controle social e participação popular no acompanhamento dos recursos públicos destinados à Saúde em nosso município", diz a vereadora Regina Márcia (PP), presidente da comissão e responsável por comandar os trabalhos na Casa de Leis.
No encontro, também participaram os vereadores Marquinhos Bozó (membro da comissão, PRD), Joel Nunes (presidente do Legislativo, União Brasil), João Sanchez (Republicanos), João da Farmácia (PSD); além da diretora municipal de Saúde, Neide Castilho, integrantes de diversas pastas do Poder Executivo, e população.
Realizada no Plenário Vereador Sebastião Antônio Pereira, sede do Legislativo Machadense, a audiência foi transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Câmara Municipal na internet, com espaço aberto para indagações e esclarecimentos aos munícipes.